Introdução: O projeto de iniciação cientifica: Sustentabilidade socioambiental segundo o posicionamento dos tribunais pátrios, se propõe a compreender, verificar e analisar a implementação do desenvolvimento sustentável por seus diversos atores tais como a sociedade, as instituições de direito privado e as instituições de direito público. Segundo Dias (2014) a “pesquisa científica no nível de graduação deve ser entendida como parte integrante do processo de ensino, permitindo que os alunos em colaboração com seus professores contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e à construção do desenvolvimento sustentável.”. Para o bom desenvolvimento do projeto de pesquisa se faz necessário o cumprimento de importantes etapas dentre as quais, tem-se por destaque, a etapa de planejamento. Do conhecimento das mais diversas abordagens acerca da temática até a etapa de elaboração de artigos, o planejamento se traduz na elaboração do plano de atividades e metas para uma maior assertividade e exequibilidade do projeto de pesquisa. Para Turra Neto (2025) “planejamento nada mais é do que definir o que se vai pesquisar, que questões se quer responder, com que finalidade, por que, com quais instrumentos metodológicos. Sua função é traçar o campo de atuação e o caminho a ser percorrido.” Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar a fase de planejamento do projeto de pesquisa, seu plano de atividade e metas que nortearão a produção científica dos integrantes da equipe. Metodologia: O planejamento compreende três importantes fases que seria o plano de atividades, metas e execução. Para tanto, concluída a seleção dos integrantes da equipe e a formalização da vinculação ao projeto com vigência para 2025, o professor orientador realizou reuniões com os integrantes por meio das quais reforçou as normas institucionais que regem o projeto. Enfatizou-se os direitos, deveres e as proibições voltadas aos vinculados discentes e docentes. Em reunião, o professor apresentou a plataforma do currículo lattes e indicou material com instruções detalhadas para o preenchimento, ressaltando na ocasião a importância de tal instrumento. No que concerne a temática do projeto, o professor orientador trouxe discussões propositivas apresentado a várias nuances da temática socioambiental e disponibilizou artigos científicos com tais variáveis temática. Paralelamente, os discentes foram estimulados a publicar tanto em revistas quanto em eventos científicos, sendo apontado como um importante instrumento de pesquisa o rol de revistas cientificas da área jurídica que se encontram disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De acordo com Barros et al (2012), o portal da CAPES, “oferece acesso a mais de 21.000 títulos de periódicos em texto completo, ao que é de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo”. Ainda segundo o autor, “dada a sua relevância no cenário da pós-graduação brasileira quanto à graduação, o Portal de Periódicos tem se consolidado”. As metas de produção técnico-cientificas foram definidas e separadas em duas categorias, quais sejam: metas obrigatórias e metas necessárias. As metas obrigatórias consistem nas produções exigidas como condição para certificação de participação no programa, a saber: participação na Jornada PROMIC; CONEXÃO UNIFAMETRO 2025. Para tanto, foram elaborados dois calendários de produções, sendo um voltado para publicação nos anais da CONEXÃO UNIFAMETRO 2025 e outro para a submissão em revista científicas. Os calendários continham o detalhamento de cada etapa de elaboração do artigo científico e os prazos correspondentes para produção e submissão à correção do professor orientador. No que concerne as metas necessárias, que consistem em atividades complementares, além da orientação para publicação na revista da IES, buscou-se ampliar as experiências dos alunos e alunas por meio do Instagram: IC É PRA VOCÊ! Como ferramenta de comunicação adotou-se a prática de reuniões via google meet; no tocante ao compartilhamento de materiais, além do uso do e-mail, estabeleceu-se como principal ferramenta o uso do whatsapp. Resultados parciais e Discussão: Como resultado do planejamento, até a presente data, tem-se mostrado eficiente no que tange a organização das etapas de elaboração dos artigos propostos. O professor orientador consegue realizar um acompanhamento mais preciso, promovendo uma orientação individual e direcionada à temática escolhida por cada um dos discentes. A contribuição do planejamento para o engajamento da equipe e solução de problemas em tempo hábil, tem – se mostrado o maior diferencial do planejamento arquitetado.
Considerações finais: A elaboração do plano de atividades, por sua vez, contribuiu significativamente para o amadurecimento do pensar estratégico envolvidos na organização, estruturação e implementação das atividades do grupo de iniciação cientifica. Outro aspecto de grande impacto na estruturação do plano de atividades e metas consistiu na análise da exequibilidade das atividades propostas, redundando, portanto, no estabelecimento de prazos para o alcance delas. No que tange as limitações, tem-se por destaque a necessidade de maior domínio da temática do projeto, situação que deverá sanada à medida que a equipe for amadurecendo o pensar científico e se aprofundando nas suas pesquisas.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.